Insetostatica

Insetostatica é uma peça eletroacústica multicanal composta em 8.0. Seu tema é a fricção entre progresso tecnológico e natureza. A peça é uma grande paisagem sonora imaginária inspirada no livro de Mike Davis, Planeta Favela, no qual ele discute os problemas da urbanização no hemisfério sul. Ela também é inspirada no movimento tropicalista do final dos anos 60, que propõe a coexistência de contradições culturais e econômicas no Brasil.

Em Insetostatica, o discurso metafórico se desenvolve à medida que os materiais sonoros são obrigados a coexistir, transformar e interagir no mesmo espaço. Os sons da cidade são submetidos a se comportar como os da floresta, e vice versa. No entanto, durante o processo de composição, as transformações de ambos os lados tomam outro curso e acabam representando algo fora desses dois espaços. Neste terceiro espaço, trabalhei com estes materiais de maneira intuitiva, independentemente da forma.

Para ser escutada aqui, a peça foi adaptada para uma versão stereo. Outros formatos possíveis dela são: 5.1 e quadrifônico.

#multicanal #paisagemsonora