Percurso Bom Retiro

 

 

 

Em parceria com a Casa do Povo, o Estúdio Zut realizou um projeto inovador que convida os paulistanos a redescobrirem sua própria cidade. Trata-se de um “passeio sonoro” em formato de audioguia que conta a história do Bom Retiro por meio de diversos personagens.

O trajeto de 55 minutos começa e termina na Casa do Povo e percorre esquinas e ruas, comércios tradicionais, sinagogas e construções significativas para a história do bairro. Funcionando como um guia urbano, o percurso incorpora os ruídos da cidade e vozes de personagens reais que apresentam seus pontos de vista, construindo camadas de passado e presente que nos insere na atmosfera do Bom Retiro por meio de uma paisagem sonora.

A gravação do audioguia é binaural, técnica que recria uma experiência espacial através dos fones de ouvido. As pessoas podem baixar o podcast do passeio em seus próprios celulares, com auxílio da equipe da Casa do Povo, ou também em suas casas. O ideal é que levem seus smartphones e fones de ouvido. A Casa do Povo disponibiliza também alguns dispositivos.

O Percurso do Bom Retiro estreou na Casa do Povo, São Paulo em setembro de 2015.

Página do projeto

Gravação binaural, narração e mixagem | Alessa

Realização | Estúdio Zut

Direção e entrevistas | Christophe Buffet

Produção | Letícia Falcão